Suplemento: consumir ou não consumir?
- gabiibarros
- 28 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Oiiieee!!
Hoje trouxe pra vocês um tema super questionado: suplemento, tomo ou não tomo? Bom, EU não tomo. Quando eu era mais leiga do que sou hoje, eu achava suplemento perigoso e achava que era um tipo de medicação. Mas o suplemento, o nome já diz, é para suprir uma deficiência de nutrientes na sua alimentação. Ou seja, não é para substituir é para complementar. A nutricionista Renata Freire falou pra gente sobre isso. Confiram!!

Suplementos Alimentares são produtos constituídos por fontes concentradas de substâncias, como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, lipídios, ervas e seus extratos, probióticos, entre outras substâncias. A partir de sua composição, podem apresentar efeitos nutricionais, metabólicos e/ou fisiológicos que buscam complementar a alimentação normal em casos em que a ingestão desses componentes seja insuficiente através da dieta.
O objetivo dos suplementos alimentares é justamente complementar a alimentação de indivíduos saudáveis, desse modo, ao contrário dos medicamentos, os suplementos não objetivam cura ou tratamento de doenças.
Devem possuir o registro na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), pois ela é responsável por assegurar a venda e utilização dos produtos, garantindo a qualidade sanitária e a segurança para a saúde, evitando que sejam constituídos de substâncias não mencionadas em seus rótulos, como alguns hormônios anabolizantes permitidos em outros países.
A grande maioria dos indivíduos tem utilizado a suplementação como uma forma de melhorar o desempenho nas atividades físicas e mentais, como também para retardar o envelhecimento ou até mesmo na prevenção de algumas doenças. Também são indicados para praticantes de atividades físicas e atletas, como aditivo para melhorar o desempenho e encurtar o tempo de recuperação muscular. Vale ressaltar que seu uso não é para substituir refeições nem servir como dieta exclusiva.
O que vem preocupando os profissionais de saúde, principalmente os nutricionistas e médicos, é o uso desenfreado desses suplementos, já que algumas pessoas sabem pouco sobre o seu uso adequado e acabam seguindo orientações dadas por outros profissionais, ou pessoas leigas ou utilizam a orientação de administração repassada pelo fabricante no rótulo, como se todas as pessoas obtivessem o mesmo perfil nutricional e o mesmo gasto energético. Desse modo, desconhecem os riscos do uso indiscriminados que pode acarretar em danos a saúde e/ou toxicidade podendo, inclusive, desenvolver doenças.
É muito importante lembrar que cada organismo possui uma individualidade bioquímica que deve ser respeitada, e, por isso também o perigo de seguir dietas da moda ou dietas vinculadas em revistas, o que não é seguro a todos. Renata Freire (CRN6 13418)
Resumindo gente, existem vários tipos de suplementos e vários tipos de organismo. Para saber qual é o seu e se você precisa tomar um, só consultando um profissional ;) Quanto menos você precisar de suplemento significa que melhor está sua alimentação porque ela está suprindo os nutrientes que seu corpo precisa. Comida de verdade é sempre a melhor opção!!
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Google.
Comments