Tapioca: vilã ou mocinha?
- gabiibarros
- 28 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Olá queridos!! Tudo joia por aí? Muito amantes de tapioca aí hoje? =D
Sou dessas! AMO tapioca. Com qualquer recheio, em qualquer hora do dia. Mas tem muita gente que diz que ela não deve fazer parte de uma dieta que o foco é emagrecimento. Pois bem, hoje a nutricionista Renata Freire falou pra gente sobre a taipoca. Confiram!

A tapioca é feita através da goma de mandioca, possui quantidades significativas de ferro e cálcio, como também magnésio, fósforo e vitamina A em menor quantidade. Não possui glúten, sal, gordura hidrogenada, nem aditivos químicos e conservantes, por ser um alimento natural.
Ela é formada por amido (carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, favorece picos de glicose no sangue), o que é contra-indicado para diabéticos, pessoas com intolerância a glicose e resistência à insulina. Desse modo, ela pode se transformar em vilã.
Para diminuir o índice glicêmico, podemos adicionar à goma grãos integrais ricos em fibras como chia, gergelim, aveia, linhaça, farelo de aveia, quinoa, etc. Desse modo, aumenta-se o tempo de digestão da mesma, aumentando o intervalo de absorção de glicose presente na goma.
Outra possibilidade para diminuir o índice glicêmico e deixa-la mais nutritiva é selecionar adequadamente o recheio utilizado. Dar preferência às proteínas de boa qualidade, como peixes, queijos hipocalóricos, tofu, frango e ovo; além disso, pode-se incluir o ovo na goma da tapioca transformando-a em crepioca e favorecendo que a absorção da glicose presente na goma seja ainda menor. Renata Freire (CRN6 13418)
Ou seja gente, de forma balanceada a tapioca pode fazer parte sim do nosso dia a dia. Os diabéticos precisam ficar mais atentos pois a tapioca tem um alto índice glicêmico. Saúde e equilíbrio sempre!!
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Google.
Comments