Cuidados para quem vai iniciar ou reiniciar atividade física.
- gabiibarros
- 15 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Oi leitores queridos!! Tudo bem com vocês? Que saudade de escrever aqui no blog!
Expliquei lá no Innstagram que dei uma sumida porque nas últimas semanas minha rotina mudou muito. Novos projetos, novos trabalhos, novas conquistas.
Mas a boa notícia é que depois de 3 meses estou voltando para os treinos!!!!!!!!! Tô mega feliz, que vocês não podem nem imaginar.
Ficar sem treinar é super desmotivador e me deixa super chateada. E como o condicionamento físico mudou completamente, preciso de uns cuidados para não me maxucar. Pensando nisso, a personal trainer Camila Ximenes falou um pouco pra gente sobre esses cuidados. Confiram!

Independentemente de estar retomando as atividades físicas após ficar um bom tempo sem treinar ou estar começando a treinar partindo de um estilo de vida sedentário, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Em ambos os casos, é normal haver uma empolgação de início, portanto, o cuidado é importante para você não acabar exagerando. Para quem está começando a treinar, fazer séries muito longas e várias aulas diferentes (jump, spinning, dança, running, lutas, etc.) pode levar tanto a uma lesão, como ao desgaste overtraining. O nosso corpo sempre precisa de tempo para recuperar as energias, e quando se está começando, essa recuperação ocorre de maneira mais lenta. Isso significa que intensificar e aumentar o volume de treino podem ocasionar maiores dores após o exercício, além de desmotivar o praticante devido a diminuição na frequência de treinos. Caso o seu desejo seja realmente fazer várias aulas, isso não é proibido desde que haja um equilíbrio entre elas, ou seja, realize em dias diferentes ou combine aulas que necessitam de diferentes condicionamentos e capacidades físicas. Para quem está retomando as atividades, o maior erro é achar que o corpo está do mesmo jeito de quando parou. Infelizmente, quando paramos de treinar algumas de “nossas conquistas” acabam sendo perdidas, umas mais rápidas que outras, é o caso do condicionamento cardiorrespiratório e a flexibilidade, que tem perdas mais significantes do que por exemplo a hipertrofia. Para as pessoas que estão voltando a fazer musculação, é necessário tomar cuidados para não sobrecarregar a musculatura e as articulações. De maneira geral, recomenda-se diminuir cerca de 20% da intensidade do treino, mas tudo isso vai depender do tempo que você esteve parado, o que fez nesse período, se ingeriu muita besteira, se aumentou ou perdeu muito peso, se ingeriu bebida alcoólica, entre outros fatores que podem levar alguns dias ou até o mês para retomar o condicionamento antes atingido. Nesse momento, é necessário seguir a orientação profissional para que as modificações na carga, séries e até mesmo exercícios, sejam ajustados aos seus objetivos e não tragam maiores perdas. Camila Ximenes (CREF: 6997-G/PE)
Ou seja, vou retomar bem aos poucos. Sem movimentos bruscos e sobrecargas. O importante é pegar o ritmo de forma gradativa para que as mudanças sejam permanentes.
Quem está retomando agora também, vamos juntos!!! A busca pelo equilíbrio é eterna :)
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Commentaires