Importância e influência do sono na alimentação, no emagrecimento e na prevenção de doenças.
- gabiibarros
- 29 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Peeeeeeeessoas!
Já fiz um post aqui falando pra vocês que o descanso é tão importante quanto o movimento. Hoje a nutricionista Renata Freire falou pra gente mais técnicamente sobre isso. Precisamos respeitar nosso corpo e valorizar o sono. Confiram!!

Com o corre corre da sociedade moderna, estamos nos privando do sono e até mesmo de atingir o sono profundo principalmente devido ao estresse. Os distúrbios provocados pelas alterações nos horários de sono/vigília (tempo acordado) influenciam no controle do apetite e na saciedade, assim, favorecendo o desenvolvimento do ganho de peso, sendo um risco para o desenvolvimento de doenças metabólicas .
A falta de descanso adequado favorece desordens neuroendócrinas, em que há diminuição do hormônio leptina e o aumento do hormônio grelina, que aumenta a fome e, consequentemente, a ingestão alimentar em excesso. Além disso, ocorre a redução da melatonina (hormônio responsável pelo sono), produzido a partir da serotonina, o que pode acarretar em resistência à insulina, por interferir na cascata mediada por este hormônio.
A privação do sono também gera alterações nos níveis de cortisol, e este desequilíbrio está associado à depressão, compulsão alimentar, cansaço, falta de concentração, problemas intestinais e inflamação sistêmica, como também problemas imunológicos que deixam o indivíduo mais vulnerável à infecções.
É importante, portanto, um aporte adequado de nutrientes para melhorar o sono. Desse modo, uma alimentação rica em triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B podem auxiliar na síntese de melatonina, e assim, favorecer a qualidade do sono. Assim, a construção de estratégias para que tornem medidas eficazes promovem melhoria na qualidade de vida, priorizando o tempo e a qualidade do sono e, desse modo, influenciando diretamente na manutenção do estado nutricional. Renata Freire (CRN6 13418)
Dá pra acreditar? O sono é muito mais importante do que a gente imagina. Mais uma vez provamos aqui que o mais importante de tudo é o equilibrio. Não adianta treinar demais, trablhar demais, comer demais. O equilíbrio é o que importa. Manter suas atividades em sinergia e assim, equilibradas. Então, vamos dormir porque além de ser a melhor coisa da vida faz bem pra saúde, hahaha =P
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Google.
Comments