Mitos e verdades sobre o carboidrato!
- gabiibarros
- 13 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Oiie pessoas! Tudo joia por aí? Hoje resolvi trazer pra vocês um tema bem comum e que muitas pessoas tem dúvida: como ou não como carboidrato? A maior das pessoas acha que o carboidrato é um vilão e que se retirar da alimentação tudo está resolvido (como num passe de mágica), hehe. Não é bem assim! O nosso corpo precisa sim de carboidrato e a nutricionista Amanda Lima falou um pouco pra gente sobre isso. Confiram!!

Eles são a base da nossa pirâmide alimentar, são fonte de glicose, principal combustível para o funcionamento do nosso organismo e essencial para manutenção da função cerebral! Vocês sabiam que nosso cérebro utiliza apenas a glicose como fonte de energia? Pois é, porém em alguns casos, na ausência de glicose, podemos utilizar corpos cetônicos como combustível para nosso sistema nervoso, porém com alguns efeitos colaterais, como sonolência e letargia.
Hoje em dia é muito comum a prática de dietas com baixo teor de carboidratos para promover perda de peso, porém essa conduta vem acompanhada de alguns efeitos adversos como, cansaço, fadiga (com redução na eficiência do treinamento), irritabilidade e dificuldade de concentração! Além disso, os carboidratos também são essenciais para o processo de construção muscular, engana-se quem pensa que apenas as proteínas são responsáveis pelo processo de hipertrofia. Os carboidratos são tão importantes quanto, pois promovem a reposição dos estoques de glicogênio muscular, além de estimularem a liberação de insulina, um hormônio anabólico, que irá aumentar a captação de nutrientes pelo músculo.
Então, qual seria a estratégia adequada para quem deseja perder peso, em especial reduzir o percentual de gordura corporal, preservando massa muscular?
É preciso comer o carboidrato certo, na hora certa e na quantidade certa! Parece simples, mas é muito mais complexo do que se imagina, e nesses casos a atuação conjunta do profissional nutricionista e de educação física é imprescindível. A quantidade de carboidratos ingeridos deve variar de acordo com o tipo de estímulo e de treino que o indivíduo irá realizar.
Ingerir carboidrato antes ou depois do treino? Isso também vai variar de acordo com o objetivo do treino realizado pelo paciente, se deseja redução do percentual de gordura corporal ou hipertrofia muscular. Atualmente existem diversas estratégias nutricionais que podem ser aplicadas de acordo com as características de cada indivíduo. Porém uma recomendação é certa, limitem ao máximo a ingestão de carboidratos simples, doces, massas, açúcar e alimentos açucarados, farinhas refinadas, glucose de milho, maltodextrina, esses alimentos por possuírem alto índice glicêmico, estimulam a secreção aumentada de insulina, que também favorece o aumento da gordura corporal. Então uma
dica básica é, prefiram os carboidratos integrais e complexos: raízes, tubérculos, pães e massas integrais, cereais integrais. Esses alimentos por possuírem um índice glicêmico mais baixo, atuam fornecendo energia porém modulando a secreção de insulina de forma positiva.
Então, antes de cortarem todo o carboidrato da dieta procuram um profissional para esclarecer melhor sobre os alimentos. Um planejamento alimentar individualizado e equilibrado ainda é a melhor estratégia. Amanda Lima (CRN6 8152)
Ou seja amores, podemos sim comer carboidratos mas de forma equilibrada. De novo, equilíbrio é o segredo de tudo! E vocês sabiam que 1g de gordura possui 9kcl e 1g de carboidrato possui 4kcl? Pois é, o carboidrato não é vilão como a maioria pensa. O importante é saber consumi-lo de forma equilibrada.
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Google.
Comments