Qual a importância das refeições pré e pós-treino e o que devemos consumir?
- gabiibarros
- 22 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Pessoas queridas!
Todo mundo no clima do feriadão? Aqui no Nordeste o São João é uma festa super típica e animada. Muita gente vai viajar mas muito gente vai aproveitar o feriado pra relaxar e manter o foco, que é o meu caso. Hahaha!
E falando em foco, hoje a nutricionista Amanda Lima falou pra gente sobre o que comer de pré e pós-treino. Vocês sabem porque essas refeições são importantes? Confiram!!!

1. Antes de tudo entendam que muito mais importante do que a refeição pré e pós-treino é como está organizada sua rotina alimentar como um todo, ou seja, de nada adianta se preocupar com o que comer antes e depois de uma sessão de exercícios físicos, se durante todo o restante do dia você não tem uma boa alimentação.
2. Pré e pós-treino são apenas nomes que usamos para definir as refeições que antecedem e sucedem uma sessão de exercícios, e essas refeições podem ser um lanche ou uma grande refeição. Ou seja, se você almoçou com até 3 horas de antecedência de um treino, não existe a necessidade de comer algo imediatamente antes de ir treinar, você ainda terá nutrientes suficientes para te fornecer energia.
3. Além disso, podemos utilizar algumas estratégias nutricionais para atingir alguns resultados específicos, mas isso irá variar de acordo com o objetivo de cada paciente. Não existe uma regra geral, temos que trabalhar com a individualidade.
Depois de explicar tudo isso, vamos a algumas dicas básicas:
Pré-treino: Se você fez uma refeição completa com até 3h de antecedência do treino, não é necessário fazer outra refeição para ir treinar. Porém se já fazem mais de 3 horas que você se alimentou, uma dica é: combinar carboidratos de baixo índice glicêmico (pão integral, aveia, raízes) + proteína. Devemos evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, pois podem diminuir o esvaziamento gástrico, causando sensação de plenitude e náuseas durante o treino.
Devemos evitar também alimentos ricos em carboidratos simples, devido ao risco de hipoglicemia de rebote, e para aqueles que tem como objetivo emagrecer o cuidado deve ser redobrado, carboidratos simples aumentam a liberação de insulina, que é um hormônio anti-lipolítico, ou seja, inibe a mobilização de gorduras durante o treino.
Pós-treino: Calma gente, vocês não precisam ser “malucos da coqueteleira”, a refeição pós-treino pode esperar um pouco, até 60 min após um treino uma refeição completa é suficiente para maximizar o processo de síntese proteica. Dessa forma, se você vai fazer uma grande refeição após o treino não precisa se desesperar, porém se você não vai conseguir fazer uma refeição, os suplementos podem ser ótimos aliados. Estudos mostram que a ingestão de 20 a 40g de proteína no pós-treino é suficiente para estimular ao máximo a síntese proteica, não sendo necessária a ingestão de carboidratos em conjunto, então esqueçam a maltodextrina.
Mas lembrem-se, cada caso deve ser avaliado individualmente, existem muitas variáveis que devem ser levadas em consideração. Montar um planejamento alimentar não é tão simples como parece, não existe uma regra geral muito menos uma fórmula de bolso ou uma dieta pronta que sirva para todo mundo, cada paciente é único. E tenham em mente que mais importante que tudo isso é se alimentar bem, saúde sempre em primeiro lugar!!!! Amanda Lima (CRN6 8152)
Ou seja amores, o que consumimos antes e depois do treino tem efeito direto no nosso rendimento no treino e nos nossos resultados. Parece bobo e muitas pessoas nem dão o devido valor a essas refeições, que era o meu caso, mas elas são super importante para alcançarmos nossos objetivos em relação aos treinos. E claro, como Amandinha falou, essas refeições tem efeito trabalhadas juntamente com todas as outras refeições do dia. De novo, foco na saúde sempre! Ter hábitos mais saudáveis é o mais importante!
Se cuidem :)
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Comments