10 alimentos que contribuem para o controle da diabetes!
- gabiibarros
- 25 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Oiiiiii! Tudo bom com vocês queridos?
Hoje vamos falar de um tema que me perguntam muito: diabetes. Já falamos aqui no blog sobre o que é a diabetes e hoje a nutricionista Renata Freire falou um pouco pra gente sobre quais alimentos devem ser mais consumidos por quem tem esse quadro. Confiram!!!

É muito grande o número de indivíduos acometidos por diabetes do tipo 2, o qual possui fatores ligados a pré-disposição genética e também ao estilo de vida (inatividade física e consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras, fast foods, etc.), além do próprio excesso de peso. Para auxiliar na manutenção da glicose sanguínea, diminuir a resistência à insulina e promover hábitos mais saudáveis, existem alimentos que promovem benefícios aos portadores de diabetes melito do tipo 2.
1- CEREAIS INTEGRAIS (arroz, trigo, cevada, aveia, etc.): Um dos alimentos mais conhecidos e importantes para o controle da glicemia é a ingestão de fibras alimentares, os quais se encontram em diversos alimentos, principalmente nos cereais integrais. Eles provocam o esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, evita que a glicose suba bruscamente.
2- TUBÉRCULOS (batata doce/inhame/cará): seguindo a mesma linha dos cereais integrais, os tubérculos também possuem quantidade significativa de fibras fermentáveis e que auxiliam na redução do esvaziamento gástrico, evitando picos de glicose no sangue.
3- ABACATE: o abacate é rico em gorduras do bem (monoinsaturadas), que promovem maior saciedade e uma digestão mais lenta. Desse modo, evita picos glicêmicos, controlando a glicose sanguínea.
Além desses alimentos citados acima, que são tão conhecidos para serem utilizados por portadores de diabetes como também por indivíduos que buscam melhorar sua alimentação e qualidade de vida, também existem os alimentos funcionais que auxiliam ainda mais na manutenção da glicose sanguínea.
4- FARELO DE AVEIA: é um alimento funcional riquíssimo em beta-glicana (fibra presente na casca da aveia). Há evidências científicas que em diabéticos do tipo 2 o uso do farelo reduz o colesterol total e o LDL (colesterol ruim), e com isso diminui a resistência à insulina.
5- BIOMASSA DE BANANA VERDE: Outro alimento funcional importante e com uma utilização abrangente na culinária é o amido resistente, consumido aqui normalmente pela biomassa de banana verde. Por não ser absorvido no intestino, diminui a glicemia pós-prandial.
6- BATATA YACON: utilizada no Brasil desde o final dos anos 90, ela possui uma composição química diferente dos outros tubérculos com uma grande quantidade de fruto-oligossacarídeos (FOS) promovendo uma flora intestinal mais saudável e por possuir carboidratos não-digeríveis no nosso trato gastrointestinal.
7- FARINHA DE MARACUJÁ: possui quantidade significativa de pectina (fibra solúvel), que retarda o esvaziamento gástrico e também promove um controle glicêmico por aumentar a sensibilidade insulínica.
8- LINHAÇA: a linhaça além de possuir bastante ácido alfa-linolênico (antioxidante), também possui lignanas as quais auxiliam na redução da glicose e da hemoglobina glicada, além de aumentar a sensibilidade à insulina.
9- CANELA: a canela está sendo estudada como um possível alimento capaz de melhorar a sensibilidade à insulina, a qual já se observou a diminuição da hemoglobina glicada após sua utilização por 12 semanas em um grupo de estudo.
10- SOJA: as isoflavonas da soja reduzem a glicemia pós-prandial devido à sua atividade estrogênica e à prevenção da peroxidação lipídica (formação de radicais livres).
Lembrando da necessidade de procurar orientação profissional (nutricional e médica), devido aos fatores fisiológicos individuais e também à outras doenças associadas. Renata Freire (CRN6 13418)
Se você é diabético ou possui algum na família fique atento à esses alimentos e os consuma com mais frequência. A quantidade, a periodicidade e as combinações devem ser definidas pelo profissional que te acompanha. Diabetes é uma patologia bastante silenciosa e que pode desencadear outros problemas, mas também pode ser facilmente controlada se for acompanhada. Vamos todos nos cuidar e cuidar das pessoas próximas a nós. Saúde é vida!!!!!
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Jeasí Élvio.
Comments