Colesterol: mitos, verdades e cuidados.
- gabiibarros
- 18 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Olá queridos! Todos bem? Hoje trouxe um tema super importante para compartilhar com vocês.
Desde muito novinha sempre tive minha taxa de colesterol alterada. Em 2015 fiz exames e todas as minhas taxas estavam ótimas exceto o colesterol. Investigando, minha médica informou que não havia nenhum motivo para o aumento do colesterol pois eu praticava atividade física intensa e me alimentava bem. Ou seja, é uma deficiência do meu corpo mesmo, da minha genética. Por isso, passei a tomar remédio para controlar a taxa. Nada demais, só que não dá pra viver com o colesterol alto, então precisa controlar.
O colesterol é algo que muita gente não presta atenção mas é uma taxa super importante que pode desencadear uma série de problemas. Por isso, a nutricionista Amanda Lima falou um pouco pra gente sobre essa taxa e quais os alimentos que ajudam no controle dela. Confiram!

O colesterol é um composto químico da família do álcool essencial ao nosso organismo, participa da síntese de hormônios esteroides e faz parte da estrutura das nossas membranas celulares. Além do colesterol exógeno, proveniente da dieta, nosso fígado sintetiza de forma regulada, por volta de 20mg de colesterol/kg de peso corporal/dia. Sendo um constituinte natural dos alimentos de origem animal, está presente em carnes, frutos do mar, ovos, leite e derivado. E após seu consumo, sua absorção média é de 50%, sendo o restante excretado nas fezes.
Por ser solúvel apenas em gorduras, o colesterol tem de ser transportado pelo sangue através de lipoproteínas: LDL, que é a lipoproteína de baixa densidade, cuja função é levar a gordura do fígado para os tecidos e HDL que é a lipoproteína de alta intensidade, cuja função é retirar o excesso de colesterol dos tecidos e levá-los ao fígado, evitando que ele se acumule nas paredes das artérias.
Depois dessa explicação, devemos ficar atentos a duas coisas:
1) Observe não apenas o valor do seu colesterol total, mas sim as suas frações. Como o HDL possui um efeito protetor, o indicado é que ele esteja em níveis normais (HDL-c > 60). Já o LDL, que é a fração maléfica do colesterol, deve está baixa (LDL-c < 100), uma vez que a elevação dessa fração está associada a doenças cardiovasculares.
2) Como vimos, grande parte do colesterol é produzido pelo nosso próprio fígado, além do mais apenas 50% do colesterol que ingerimos de fontes alimentares é absorvido. Dessa forma alterações nos níveis séricos de colesterol na grande maioria das vezes possui um fator genético associado, ou seja, o seu próprio organismo sintetiza mais colesterol do que necessita, nesses casos o colesterol ingerido de fontes alimentares não será o vilão.
Durante muito tempo os alimentos ricos em colesterol, como o ovo, foram considerados grandes vilões. Porém estudos mais recentes demonstraram que não é necessário restringir o consumo de colesterol de fonte alimentar, uma vez que este não acarreta prejuízos à saúde de indivíduos saudáveis.
Então nutri, o que devo fazer se estou com o colesterol elevado?
Primeiramente, procure um médico para identificar a causa do aumento. Segundo, procure um nutricionista para ajustar sua dieta. Não adianta sair restringindo todas as gorduras da sua alimentação, algumas podem ser bem interessantes na modulação dos níveis de colesterol, como as gorduras monoinsaturadas presentes no abacate e nas oleaginosas e as gorduras poli-insaturadas, como o azeite de oliva e o ômega-3. O consumo de fibras também é indicado, principalmente as beta-glucanas presentes no farelo de aveia, elas ajudam na excreção do colesterol. O consumo de frutas e verduras também deve ser incentivado, pois além de serem ricos em fibras, são ricos em antioxidante que podem ajudar na melhora da inflamação. E nem pensem em jogar a gema do ovo fora, ela é fonte rica de ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B, elementos essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo. Amanda Lima (CRN6 8152)
Ou seja amores, o colesterol precisa ser acompanhado sempre. Atividade física e boa alimentação mais uma vez são fatores fundamentais para uma boa saúde, ajudando a controlar também o colesterol. Evitem se apegar a mitos e informações soltas, procurem sempre um profissional para tirar suas dúvidas. Sair cortando alimentos do seu dia a dia provavelmente não irá te ajudar. Equilíbrio sempre! De novo: o foco é na saúde. Colesterol alto pode estar presente em pessoas com o peso ideal, com sobrepeso, jovens ou idosas. Se preocupem sempre em cuidar da saúde. Certo? =)
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Commentaires