Atleta de fim de semana: quais os riscos?
- gabiibarros
- 6 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Olá amores! Tudo joia por aí?
Quem conhece alguém que bate aquela pelada dia de domingo, ou dá uma pedalada de bike com os amigos no sábado? Conheço várias pessoas que fazem isso.
Bom, parece inofensivo e até uma coisa corriqueira, né? Hoje a professora de educação física Camila Ximenes falou pra gente dos riscos dessa prática. Não praticar atividade física regularmente pode ser muito perigoso na hora de se exercitar apenas no fim de semana. Confiram!

Quais os riscos e benefícios?
Devido a falta de tempo, rotina ou em busca de lazer, muitas pessoas praticam atividade física somente nos finais de semana. Essas pessoas são chamadas de “atletas de fim de semana” e realizam atividades diversas como: andar de bicicleta, patins, corrida, caminhada ou até jogar uma partida amadora de futebol ou qualquer outro esporte. Seja qual for a atividade, quando praticada apenas uma vez na semana, pode trazer benefícios e também alguns riscos, no qual devemos nos atentar.
RISCOS
Um dos problemas mais frequentes acontece devido ao “desequilíbrio” na intensidade do exercício. Quem já possui um bom condicionamento físico, acredita poder manter um ritmo forte treinando apenas nos fins de semana, porém, praticar determinadas atividades, sem o corpo estar apto aumentam as chances de traumas musculares, ósseos e articulares. O mesmo acontece pra quem é iniciante e quer pegar pesado no fim de semana, por mais que esteja motivado, é preciso ter cuidado não só com o risco de lesões musculares mas também, com o esforço que é dado ao coração e aos pulmões. Segundo a literatura, a sobrecarga não programada e não sistematizada ao sistema cardiovascular ocasiona um aumento no risco de enfarto e doenças cardiovasculares.
Porém, a pratica escassa ainda traz alguns benefícios, e para adquiri-los é necessário saber dosá-la.
BENEFÍCIOS
“Pouco é melhor que nada”. Como já foi falado aqui no blog, o exercício é extremamente importante contra o sedentarismo. Os estudos já mostraram que, desde que bem orientado, um único treino eficiente de corrida ou bicicleta pode levar a melhora da pressão arterial, glicemia, melhora da qualidade do sono, aumento da disposição e redução do estresse. É importante ressaltar que dependendo do seu objetivo, condicionamento e faixa etária, é que a frequência de treino precisa ser menor ou maior. Principalmente para quem busca resultados relacionados a estética, quanto melhor a frequência mais rápidos são os resultados.
Camila Ximenes (CREF: 6997-G/PE)
Resumindo gente, toda atividade física deve ser orientada por um profissional. Eu sei que às vezes marcamos uma pelada ou um passeio de bike. Mas o que parece inofensivo pode ser bastante prejudicial para sua saúde.
Então, procurem movimentar o corpo diariamente para diminuir os riscos e ter uma melhor qualidade de vida.
Certo?
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Jeasí Élvio.
Comments