Glúten, comer ou não comer?
- gabiibarros
- 18 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Olá amores!! Tudo joia?
Seguimos buscando nosso equilíbrio e hoje trouxe um tema que é dúvida de MUITA gente! O bendito glúten posso ou não posso comer? O glúten engorda? A nutricionista Renata Freire falou pra gente sobre o que é o glúten e sobre seu consumo. Confiram!

O glúten é uma proteína que está presente naturalmente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
Encontramos essa proteína em pães, massas, torradas, bolos, biscoitos, granolas, cervejas, etc.; ele proporciona elasticidade e por isso é muito utilizado nessas preparações.
Ele não é um alimento artificial, produzido industrialmente, tampouco é geneticamente modificado. Ele se encontra naturalmente nos alimentos e por isso não ocasiona malefícios às pessoas saudáveis.
Discute-se muito hoje em dia em relação à dieta livre de glúten, porém quem deve excluir de fato o glúten da dieta são os CELÍACOS (indivíduo que é alérgico ao glúten).
A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades existentes no nosso intestino, possibilitando em uma má absorção dos nutrientes; com isso, há um acionamento do sistema imunológico de maneira desordenada, o que favorece o desenvolvimento de outros problemas relacionados sistêmicos e autoimunes, como Tireoidite de Hashimoto, Hepatite Autoimune, artrite reumatoide, além de carências nutricionais múltiplas, anemia e osteoporose.
Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas.
Os principais sintomas apresentados por celíacos são: •Diarréia crônica; • Prisão de ventre; • Anemia; • Falta de apetite; • Vômitos; • Emagrecimento/ Obesidade; • Atraso no crescimento; • Humor alterado: irritabilidade ou desânimo; • Distensão/ dor abdominal;
Também existem pessoas que possuem intolerância ao glúten, possuindo os mesmos sintomas do celíaco, mas não têm o poder alergênico, gerando mais gases e diarréia como sintomas da intolerância. Apesar disso, ainda não há evidência científica de que pessoas podem adquirir intolerância a essa proteína.
O tratamento atualmente para os celíacos é exclusivamente dietético e realizado unicamente pela exclusão de alimentos que contêm glúten no dia-a-dia. Renata Freire (CRN6 13418)
Ou seja, o glúten é apenas uma proteína. E ele é encontrado em alimentos que engordam mais como os exemplos citados acima. Por isso as pessoas associam a retirada do glúten ao emagrecimento. Mas um pão integral, por exemplo, contém glúten e em muitas dietas ele é benéfico (que é o meu caso).
Só quem precisa excluir o glúten são os alérgicos e os intolerantes. Por tanto, consulte seu nutricionista para ter uma alimentação balanceada e não isenta de glúten.
Equilíbrio sempre gente!
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
コメント