Como evitar lesões nas festas de carnaval?
- gabiibarros
- 3 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Pular, dançar, ficar no salto alto, horas em pé. Tudo isso é esforço físico que você faz por 5 dias consecutivos no período do carnaval. Quando acaba, sente dores e não sabe o porque. Amoreees, hoje trouxe pra vocês esse tema porque faltam 3 dias pro carnaval!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou animadíssimaaaa, quem mais?? =D
E por experiência própria, sempre fico dolorida nessas festas, resolvi falar sobre isso. Minha lombar dói bastante quando fico muitas horas em pé, e o joelho nem comento né?
Pois bem, a professora de educação física Camila Ximenes falou um pouco pra gente dos cuidados na hora de festejar. Confiram!
Salto alto
Para quem gosta do salto para compor o look do carnaval deve ter cuidado, pois eles são os principais causadores de lesão. Para quem não está acostumada, o salto pode trazer problemas não só nos pés como também na coluna lombar e até no joelho. Isso acontece porque o salto alto nos tira do nosso eixo central pelo fato de “nos empurrar pra frente”, essa situação pode se agravar ainda mais se o sapato apertar os
dedos do pé. O Pé, tornozelo e Hálux (dedão do pé) são fundamentais no comportamento do nosso Core durante a marcha, portanto, quando forçados de maneira incorreta podem sobrecarregar outras regiões. Além disso, como o pé fica constantemente inclinado, acaba forçando a panturrilha, o que pode gerar uma tendinite. Por fim, pra quem usa salto com frequência deve tomar cuidado com dores chatinhas pois pode se transformar em uma dor permanente, isso ocorre pois as pessoas possuem “pisadas” diferentes (pronada, neutra, supinada), que podem sobrecarregar diferentes musculaturas do corpo. Para evitar esse tipo de lesão prefira sapatos confortáveis e sem salto. Caso o salto seja imprescindível prefira aqueles em que a ponta do pé e o calcanhar estejam quase no mesmo plano.
Muitas horas em pé
O principal problema de se passar horas em pé é que quando ficamos cansados, acabamos esquecendo de ficar na postura “reta”, entrando em fadiga postural. A coluna saudável exige que as posturas devam ser alternadas entre as posições sentada e de pé. Quando ficamos muito tempo em pé e ainda parados por
longos períodos, temos a tendência de forçar a coluna lombar e provocar dores.
Portanto, enquanto estiver em pé por muito tempo parado, procure alternar o apoio dos pés, mantendo uma perna estendida e a outra ligeiramente flexionada. Essa postura irá retificar a lordose lombar e diminuir a sobrecarga nas estruturas da coluna. Além disso, quando possível procure um lugar pra sentar e tente alternar com as horas em pé.
Pulos, saltos, saltitos
Para quem gosta de curtir o carnaval dançando, frevando e pulando, deve ter uma maior atenção com o solo. Durante o carnaval é comum ficarmos em calçadas, pistas, ladeiras entre outros terrenos que são bastante instáveis, possuem buracos e objetos que são jogados pelos foliões. Nesse caso o risco maior de lesão é causada no tornozelo ou por um desequilíbrio no tornozelo, resultando em uma torsão, escoriações, etc. Para evitar, fique atento ao local em que está pisando e antes de sair para a folia
é legal alongar o tornozelo para ativar a circulação e relaxar os tendões. Uma maneira simples de fazer isso é desenhar o alfabeto com a ponta do pé.
Camila Ximenes (CREF: 6997-G/PE)
Resumindo: alonguem antes de carnavalizar, usem sapatos confortáveis (de preferência tênis) e procurem se encostar ou sentar de vez enquando.
Cuidados super simples que podem garantir um carnaval saudável e cheio de alegria!!! Eu não atentava pra isso mas esse ano com certeza vou me cuidar pra evitar me machucar :)
E simbora que já estou escutando o freeevo, hahaha!!!
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Comments