top of page

Exageros e auto-sabotagem: quais os cuidados para as festas de fim de ano?

  • gabiibarros
  • 23 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Oii geeente! Todo mundo no clima do natal?

O ano tá acabando e com ele as promessas né? Hoje trouxe pra vocês esse tema porque sei que muita gente se preocupa com a 'comilança' das festas de fim de ano. A nutricionista Amanda Lima falou um pouquinho pra gente sobre os efeitos dos exageros. E mais uma vez o segredo de tudo é o EQUILÍBRIO.

Durante essa temporada, tão importante quanto perder peso é conseguir mantê-lo.

Mas afinal de contas porque é tão difícil manter o peso nessa época do ano? A resposta é simples, primeiro as pessoas tendem a comer muito mais do que precisam, e esse excesso de calorias ingeridas vai estar diretamente ligado ao aumento do peso. Para driblar esse problema o segredo é manter controle sobre sua alimentação e diferenciar “fome” de “vontade de comer”. A fome está ligada a uma necessidade fisiológica que visa a ingestão de nutrientes para restaurar seus estoques energéticos. Já a vontade de comer vem da necessidade emocional que aquele alimento representa, está ligado ao prazer proporcionado pela alimentação, ao gostar e ao querer. Por isso é tão difícil de ser controlado.

Outro problema relacionado ao aumento de peso nessa época do ano é a falta de atividade física. Nesse contexto entra o que chamamos de auto-sabotagem, as pessoas tendem a encontrar desculpas para justificar seu comportamento. As mais comuns são: “É final de ano, em janeiro eu recomeço”, “Não adianta de nada fazer atividade física agora, eu não estou seguindo a dieta mesmo”, ou ainda utilizam a falta de tempo como desculpa. Tenham em mente que não há resultado diferente se vocês utilizam sempre os mesmos caminhos, se vocês estão sempre utilizando as mesmas desculpas.

Lembrem-se: não adianta desespero nem radicalismo. As festas de fim de ano, fazem parte de nosso convívio social. Tenham equilíbrio, aproveitem as festividades, mas tenham moderação e mantenham sua rotina normal, também não adianta querer compensar. Essas estratégias de comer menos um dia antes ou praticar mais atividade física, não funcionam, apenas condicionam você a comer mais. Para os que seguem uma rotina alimentar saudável, não é a confraternização de fim de ano que vai atrapalhar seu resultado, isso não é sua regra e sim sua exceção.

E o que fazer quando passar o período de festas? A resposta é o que NÃO fazer! Primeiro de tudo, NÃO se desesperem. Retomem suas rotinas normais. Sim, isso funciona! Não tentem compensar esse período de exageros com restrições alimentares, isso pode desregular seu metabolismo.

Pensem nos seus erros apenas como uma forma de aprendizado, para não serem repetidos e não como lamentações, isso pode desmotivá-los a continuar como o planejado.

Desejo a todos vocês um feliz natal e um ano novo cheio de esperança, paz e saúde.

Amanda Lima (CRN6 8152)

Uhu!! Todo mundo mais tranquilo agora? :)

Pra quem mantém uma vida saudável o ano inteiro esse período de festas é uma alegria e não um tormento. Vamos comer as delícias sem neuras mas sem exageros também. Saúde é vida!!!!!

Corpo são, mente sã.

Beijitos

 
 
 

Comments


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

foco

na

saúde

Gabi Barros
Acompanhe o DiárioG.
  • Ícone do App Instagram
bottom of page