top of page

Palavra da nutri: alimentos integrais!

  • gabiibarros
  • 26 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Oi gente!!! Mais um post pra vocês. Me digam, o que estão achando? As dicas estão sendo úteis pra vocês? Espero poder estar motivando vocês como vocês me motivam cada dia mais :)

Hoje o papo é sério! É nada :) Eu queria muito falar com vocês sobre a questão de substituição dos alimentos. Lembram que já falei muito que tudo é uma questão de equilibrar as escolhas? Pois é.

Desde que adotei esse novo estilo de vida venho fazendo substituições, quero falar com vocês hoje dos alimentos integrais.

Hoje só como pão, macarrão, arroz, bolacha, torrada, biscoito e afins, integrais. Pra falar de forma mais técnica minha nutricionista linda, Renata Freire, explicou bem direitinho os benefícios dos alimentos integrais.

A substituição de cereais refinados (como a farinha de trigo branca) pelos cereais integrais, bem como a introdução de oleaginosas e sementes, traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. A função principal deles é a maior ingestão de fibras (solúveis e insolúveis) na nossa alimentação, sendo uma de suas propriedades a fermentação das fibras por bactérias no nosso intestino, o que auxilia, entre outras coisas, na melhora do trânsito intestinal dos indivíduos. Também possuem quantidades significativas de vitaminas e minerais, já que os mesmos estão presentes quase na sua totalidade na casca, a qual é retirada nos cereais refinados. Além disso, têm propriedade de levar o açúcar mais lentamente ao sangue (baixo índice glicêmico), evitando picos de hiperglicemia e esvaziamento gástrico mais lento, o que nos mantém mais saciados. Vale lembrar que para o leite e seus derivados, o termo “integral” significa que não houve mudança na sua composição original, desse modo, possui gordura. Para adultos saudáveis, deve-se optar pelo leite semidesnatado ou desnatado, dando preferência ao último. Importante informar que não é por ser um alimento saudável que devemos comer em excesso, todos os excessos viram gordura que será armazenada no nosso corpo. A ingestão de alimentos integrais deve ocorrer em conjunto com a água para auxiliar no trânsito intestinal.

Entenderam? Em resumo, os alimentos integrais são ricos em fibras o que nos proporciona maior saciedade, são menos calóricos e com baixo índice glicêmico.

Se vocês passarem a consumir os integrais já vão sentir muita diferença no corpo.

Eu adoro, acho deliciosos!

Optem por eles, você se acostuma e logo acaba virando um hábito. Evito ao máximo comer alimentos tradicionais porque eles não fazem parte da minha rotina mais, por isso nem fazem falta.

Lembrem-se sempre: foco na SAÚDE. Cuidem de vocês por dentro que logo os resultados aparecem por fora :)

Corpo são, mente sã.

Beijos!

 
 
 

Comentários


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

foco

na

saúde

Gabi Barros
Acompanhe o DiárioG.
  • Ícone do App Instagram
bottom of page