Gabi, porque não consigo manter atividade física?
- gabiibarros
- 1 de jul. de 2016
- 4 min de leitura
Oiiie pessoas! Como estão as vidas saudáveis? :)
Muita gente, inclusive eu mesma, tem (ou teve) como maior dificuldade na mudança de hábitos não conseguir manter atividade física.
Quando adotei o estilo de vida saudável, manter a rotina de treinos foi o mais difícil. Como eu já disse aqui pra vocês antes, eu sou muuuuuuuuuuuito preguiçosa. Apesar de amar esportes!
Muita gente entra na academia e não dá nem 3 meses e desiste porque não está indo. Então, hoje separei 5 coisas que possivelmente estão atrapalhando o seu engajamento com exercícios e 5 dicas para reverter a situação. A ideia é que vocês reflitam e analisem o dia a dia de vocês para que possam mudar, pois, como já dito aqui no blog, ninguém pode viver sua vida por você. Certo?

1- Você está fazendo uma atividade apenas por obrigação. Porque "tem que ir". Possivelmente você não está gostando do treino ou dos exercícios. O fato de se acomodar com o que "tem que fazer" desmotiva muito. O importante não é estar dentro de uma academia, o importante é manter a saúde com atividade física. De novo, escolha algo que te dê prazer. Algo que quando você não for, você sentirá falta.
Dica: Experimente as modalidades, o importante é não ficar parado. Pilates, ballet, zumba, natação, futebol, musculação...qualquer um! E se experimentar e não gostar, tente outro.
2- Você não administra bem o seu tempo, e ele acaba sendo o culpado. Todo mundo tem 24 horas no dia, certo? Por que as pessoas fazem exercícios diariamente e você não? Já parou pra pensar? É claro que existem exceções e dias com imprevistos. Mas de uma forma geral, você precisa administrar o seu tempo de forma que consiga inserir todas as suas atividades, inclusive os treinos.
Dica: priorize os treinos. Se for prioridade você sempre encontrará tempo. Planeje um dia de cada vez. Amanhã terá reunião de manhã cedo? Coloca o treino de noite! Se você não consegue administrar assim reserve o horário do treino, exemplo: de 19h às 20h é a hora do treino e não marcarei nada pra esse horário.
3- Você está numa fase ruim e deixou os treinos de lado. É um pouco o meu atual caso. Quem me acompanha nas redes sociais sabe que nos últimos 3 meses não consegui voltar pros treinos intensos na academia. Faço exercícios esporádicos na praia e busco estar em movimento. Mas de toda forma, não me considero muito ativa no momento =/ A questão é que, é uma fase. Os períodos ruins, ou por problemas pessoais ou dificuldades do dia a dia, são apenas uma fase. Fazer atividade física ajuda você a desopilar, ter um tempo pra você e a ter resistência física para encarar os desafios. Cuidando da saúde do corpo você cuida da mente, lembra?
Dica: faça com que o momento do treino seja só seu, escolha boas músicas pro mp3, tire essa horinha diária pra se curtir. Você vai perceber que esses momentos te deixarão mais leve e isso vai te motivar a não deixar os treinos de lado.
4- Você quer resultados físicos imediatamente e eles não estão aparecendo conforme você imaginou. Não tem nada que desmotive mais! De novo, o foco precisa ser na saúde. Nada impede que você objetive determinados resultados físicos, mas que o foco seja na saúde e qualidade de vida. Focar em resultados físicos é extremamente frustrante porque sempre vamos querer que eles apareçam logo. E já estamos cansados de saber que não é assim que funciona né? Se você quer emagrecer, hipertrofiar, engordar sabe de verdade que não vai conquistar isso de um mês pro outro. Pelo menos não de forma saudável.
Dica: não fique se pesando e se medindo sempre. Coloque metas reais e acompanhe os resultados físicos nos espaços de tempo determinados, por exemplo: de 3 em 3 meses. Você vai perceber as diferenças quando você "esquecê-las" e torna os treinos algo natural.
5- Ansiedade, você quer seguir uma rotina intensa de treinos e não consegue. Isso desmotiva muito também e faz muita gente desistir. Se você tem uma vida muito corrida não adianta querer, de novo, metas impossíveis. Se é inviável pra você treinar de domingo a domingo, se adapte! Atividade física não é tudo ou nada. "Já que não consigo ir todo dia melhor nem ir", não! Vá 2 vezes ou 3 vezes na semana. O importante é estar sempre em movimento. Quando começamos ficamos naquela empolgação de ir todo dia, compramos roupas novas e tênis novo. Na medida que os dias passam e não vamos conseguindo ir todo dia isso vai desmotivando e tirando o foco.
Dica: mantenha a empolgação e a motivação sem deixar de ser realista. Evite tornar os treinos um estresse ou uma obrigação. Mude sua forma de pensar, os treinos devem ser algo prazeroso que fazem bem pra você. Se divirta, afinal, você está adquirindo mais saúde a cada dia.
Amores, a palavra da vida é equilíbrio. É importante equilibrar seus horários, suas atividades, suas emoções, sua vida. A busca pelo equilíbrio é eterna. Se vocês não estão mantendo uma frequência de treinos parem e reflitam. Mudem o que não está bom, adaptem. Não desistam porque hoje não tá bacana. Amanhã será outro dia :) Se cuidem sempre, não desistam de vocês mesmos. Saúde é o nosso bem mais precioso e muita gente só se da conta disso depois que perde.
Vamos movimentar nosso corpitxo para que ele se mova por muito tempo ;) Certo?
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Comments