5 dicas para adquirir hábitos mais saudáveis.
- gabiibarros
- 31 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Oiiii amores, tudo ótimo por aí? Tem gente aí desmotivada e chateada por não conseguir mudar hábitos? Pois bem, vamos conversar? :)
No dicionário hábito significa: s.m. Mania; ação que se repete com frequência e regularidade; comportamento que alguém aprende e repete frequentemente. Costume; maneira de se comportar; modo regular e usual de ser, de sentir ou de realizar algo. Prática repetida que se torna conhecimento ou experiência.
Só pela definição da palavra já é óbvio que hábito é uma coisa que se adquiri com o tempo.
Se você se alimenta mal, nunca praticou exercício regularmente, não vai ser de hoje pra amanhã que isso vai mudar. Se você sempre esteve sobrepeso a vida inteira também não será de hoje pra amanhã que isso vai mudar.

Minha primeira e mais importante dica é: se ame em primeiro lugar. Ah Gabi, que clichê, todo mundo me diz isso. Bom, se todo mundo diz isso deve ser por uma razão né? A verdade é que você não conseguirá dar nenhum passo se você não se amar. Se você quer mudanças, ótimo, mas que você nunca deixe de ser quem você é. Se coloque sempre em primeiro lugar. Claro que pra isso não precisa passar por cima de ninguém. Mas é bom que você tenha em mente que todas as mudanças daqui pra frente serão por você e pra você.
Segundo: procure profissionais. Eles motivam e fazem com que você entre no processo de forma mais engajada. Além de que você pode tirar todas as suas dúvidas e iniciar as mudanças de forma mais orientada e direcionada. Essa dica também é frequente aqui no blog, mas nesse contexto é importantíssima. Quando resolvi mudar, fazer os exames e ter o caminho direcionado por profissionais fez toda a diferença. Me senti realmente envolvida naquele processo e inspirada a fazer mais e mais.
Terceiro: não corte nada, substitua. Por exemplo, não precisa deixar de comer arroz. Come arroz integral. Eu comecei fazendo essas pequenas alterações. Hoje só como arroz tradicional quando não tem o integral, por exemplo. Você vai descobrir que muitos alimentos que você nem pensava em por no seu prato são deliciosos e saudáveis. A quantidade, a frequência e o balanceamento das refeições devem ser feitos por seu profissional.
Minha quarta dica é: faça algo que você gosta e reserve um horário para o treino. Tipo hora sagrada. Não vai colocar NADA naquele horário porque ele é do treino. Salve exceções, claro. Fazer uma atividade física que você gosta se torna prazer e não obrigação. Também já falei isso aqui várias vezes. Mas isso é primordial pra você inserir o hábito de se exercitar. Além disso, pra evitar desculpas e sabotagem com você mesmo simplesmente separe o dia e a hora do treino. Aquele esquema "vou no horário livre" não funciona pra muita gente, porque vai empurrando pra depois e não faz. Horário de treino é hora sagrada, beleza? Ninguém mexe! Ah, e se lembre de começar aos poucos. Não interessa se fulano corre 10km, você vai correr 100m e tá bom demais! Não se precipite para não causar lesões. Sua evolução virá com o tempo, faça tudo no seu ritmo. Ps: eu por exemplo, até hoje não corro nem 1km, haha! Jesus!
Por fim, minha quinta e última dica é: esqueça o seu peso. Viva leve! Foco na saúde! Já provei aqui pra vocês que emagrecimento não tem a ver com peso. Então, se você quer mudar hábitos (mesmo se seu objetivo for emagrecimento) tem que ter em mente que você vai mudar um estilo de vida que viveu a vida toda. Isso leva tempo. Então dê uma passo de cada vez, foque em fazer boas escolhas e viver com equilíbrio para que os hábitos ruins deixem de ser hábito. Não se preocupe com a jacada esporádica, ela faz parte e faz bem pra alma. Se preocupe em ter um dia a dia saudável, hábito é "comportamento que alguém aprende e repete frequentemente" lembra? Então se preocupe com o de todo dia e não com o de vez em quando.
Como dica extra digo a você: mude sua forma de pensar que você irá mudar sua forma de agir. Não adianta ficar pensando que comida saudável é sem gosto, que execício é um saco e etc. Abra sua cabeça. Se você quer resultados diferentes precisa fazer coisas diferentes. Experimente, tente e tente de novo. Daqui a pouco o que você hoje fará pensando e articulando, você fará normalmente sem nem sentir.
Equilíbrio sempre queridos!
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Jeasí Élvio.
Comments