Qual a importância do psicológico no processo de emagrecimento?
- gabiibarros
- 15 de abr. de 2016
- 3 min de leitura

Olá queridos! Tudo joia por aí? Todo mundo focando na saúde diariamente? =D
Bom, inspirada em uma pergunta feita na segunda edição do Dia G resolvi falar com vocês sobre o efeito do nosso psicológico no processo de emagrecimento.
Vocês sabem que não foco o conteúdo do blog muito em emagrecimento porque realmente acredito que não deve ser nosso principal objetivo. Mas eu sei que pra maioria é o tema que mais aflige.
De toda forma, o emagrecimento é um processo e é algo que em muitos casos é necessário em prol da saúde. Existem muitas pessoas que estão sobrepeso mas com a saúde toda em ordem e de bem com o próprio corpo. Mas existem pessoas que precisam mesmo emagrecer para regular as taxas e obter uma qualidade de vida melhor. Outras querem emagrecer com o foco na estética, em aperfeiçoar o corpo.
Em todos os casos, especialmente o último, o processo de emagrecimento envolve intensamente o psicológico de cada um.
Problemas de autoestima, amor próprio, depressão, entre inúmeros problemas emocionais afetam o processo de emagrecimento. Várias vezes já falei aqui pra vocês que quando o foco é no emagrecimento o sentimento de frustração é o que se torna mais presente, pois, normalmente não emagrecemos como queremos no tempo que queremos.
As várias tentativas de emagrecer com dietas da moda, dietas restritivas, volume exagerado de exercícios vão desgastando emocionalmente qualquer pessoa. É um sentimento de nadar, nadar e morrer na praia o tempo inteiro. Não tem coisa pior!
Querer comprar roupa e nada caber em você, se olhar no espelho e não se gostar, achar que todo mundo ao seu redor está te olhando porque você é "gordo". Enfim, todos esses momentos e sentimentos deixam qualquer pessoa triste, depressiva, sem estímulo, sem alegria de viver.
Nessas situações o psicológico dificulta ainda mais o processo de emagrecimento. É muito mais "fácil" desistir de tudo. A carga emocional que a pessoa carrega em torno do próprio corpo e da própria aceitação é muito grande.
Pra qualquer um dos casos eu indico a terapia. Na verdade, pra qualquer caso de qualquer coisa eu indico a terapia. O autoconhecimento é uma das melhores coisas pra se encontrar um caminho mais leve e feliz. Você se conhecer é meio caminho andado pra você aprender a se amar e se respeitar.
O processo de emagrecimento não envolve só um profissional de nutrição ou professor de educação física. Envolve o psicólogo, o cardiologista, o clínico, o endocrinologista e muitos outros profissionais. De novo, emagrecimento é um processo. Procure o suporte de todos esses profissionais que juntos vão te ajudar a obter resultados muito mais satisfatórios.
Não adianta cuidar do corpo e não cuidar da mente.
Distúrbios graves como bulimia, anorexia, vigorexia, obesidade e muitos outros são desencadeados em sua maioria por causas psicológicas.
A melhor forma de você se cuidar e se motivar é tendo esses profissionais acompanhando você, seu desenvolvimento e sua saúde.
Busque seu equilíbrio através do autoconhecimento. Compartilho esse conselho por experiência própria.
Eu nunca tive problema de autoestima, é verdade, mas o autoconhecimento fez com que eu aprendesse a me respeitar ao máximo. A querer ser a minha melhor versão por MIM e não pelos outros. Conhecer melhor minhas fraquezas e virtudes faz eu querer explorar diariamente o meu potencial.
Você se conhecer e se amar faz você valorizar a vida e não há forma melhor de valorizar a vida do que tendo hábitos saudáveis.
Se você quer emagrecer, ótimo. Não tenho absolutamente nada contra isso. Mas que você foque na sua saúde e na melhor qualidade de vida. Não queira emagrecer a todo custo, emagreça aos poucos, fazendo boas escolhas e adotando hábitos saudáveis. Com certeza, esse emagrecimento será efetivo.
Tenha em mente sempre que é um processo e que leva tempo. Emagrecimento não tem a ver com peso, 2 kg de gordura ou 2 kg de músculo serão sempre 2 kg.
Mude sua forma de pensar e você irá mudar sua forma de agir. Cuide do corpo cuidando da mente.
Pense leve, viva leve, seja leve. Tire um tempo pra você se curtir. Persevere sem descomedir-se. E faça tudo com amor e brilho nos olhos porque a vida é só uma e estamos aqui pra sermos felizes não é pra outra coisa não ;P
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Jeasí Élvio.
Comentarios