Gabi, como faço pra não desistir das atividades físicas?
- gabiibarros
- 25 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Oláa queridos, todo mundo no foco? Cuidando bem da saúde?
Volta e meia vejo as pessoas expondo a dificuldade de se manterem praticando uma atividade física. Por inúmeros motivos! Resolvi trazer algumas dicas pra vocês. Reflitam e analisem se vocês praticam esses pontos no dia a dia. Praticar atividade física regularmente faz bem não só pro corpo, mas pra mente também.

1- Faça algo que você goste. Esse é o ponto principal de todos. Não adianta ir pra academia se você odeia malhar e não se sente bem lá. Isso desmotiva! Não gosta de nada? Seja criativo! Experimente! Sem preconceitos. Existem milhões de modalidades e atividades que você pode fazer regularmente. Alguma delas vai te dar prazer, tenho certeza! O simples ato de experimentar coisas novas já é prazeroso. Eu amo!!! Recentemente descobri o Barrel Traning (comentei num outro post) que eu adoro, mas descobri também que o muay thai não é pra mim. O importante é encontrar alternativas. Se não gostou de um, vai atrás de outro. Pra inspirar você: natação, funcional, corrida, ballet, crossfit, bike, tênis, ioga, pilates, dança, musculação, jump, volei, futebol, handebol (olhinhos brilhando).
2- Faça algo próximo da sua casa. O fato de ser perto já não desmotiva você e ativa o sensor da preguiça, haha! Lembre-se que descanso é diferente de preguiça. O corpo precisa de descanso, de preguiça não :) Se você já se considera preguiçoso faça algo perto de casa ou até mesmo em casa! O importante é fazer.
3- Tenha sua atividade física como prioridade. Simples assim. Se não for prioridade você NUNCA vai ter tempo pra fazer. Além de que, sempre haverá uma desculpa mais forte. Separe um horário fixo do seu dia, isso já te ajuda a se programar e não marcar nada pra aquele horário. Claro, imprevistos acontecem. Sem problemas! Não estou falando das exceções e sim do dia a dia.
4- Tenha um parceiro. Convide seu pai, sua mãe, sua esposa, seu marido, seu filho, seu primo, sua amiga, seu cachorro, seu gato. Convida a turma toda pra praticar exercício com você! Eu sei que isso nem sempre é possível, mas de vez em quando é massa e motiva a gente porque fica mais divertido. Se você conseguir um parceiro pro dia a dia, melhor ainda, porque você se compromete com ele além de se comprometer consigo mesmo.
5- Faça um acompanhamento com um profissional. Independente de quais sejam suas mestas ou objetivos, o profissional te ajuda a visualizar o seu progresso além de ter o cuidado com você. Avaliações físicas são importantes para acompanhar o desenvolvimento do corpo mas também pra você se inspirar. O profissional também motiva muito, e fazer as atividades em prol de um resultado é mais interessante e desafiador.
6- Se desafie. Aproveitando o gancho do comentário acima, SE DESAFIE. "O que não te desafia, não te transforma". Se você dançou 5 minutos hoje, se desafie a dançar 10 minutos amanhã. Se correu 3km hoje, amanhã corre 3,5km. Afinal de contas, você é sua principal barreira. Queira todo dia ser melhor do que foi ontem. Tendo isso em mente, você se anima a continuar e praticar mais e mais e mais.
7- Avalie porque está desistindo. Começou a faltar os treinos? Começou a "não ter tempo"? Começou a cancelar os exercícios? PARE e PENSE. Porque não estou indo? Essa semana só fui 1 vez, porque? Talvez você tenha enjooado do que está fazendo, talvez esteja muito longe da sua casa, talvez você não esteja gostando do exercício ou do profissional que está contigo, talvez o horário fixo não esteja tão fácil de cumprir. MUDE! Reflita para poder identificar e mudar. O impotante é não parar! Experimente outros exercícios, conheça outro profissional, troque o horário. MUDE mas não pare! Quando você se der conta, atividade física já vai fazer parte da sua vida e vai te fazer mais feliz!
Essas questões estão um pouco no esforço psicológico mas são bem práticas. Pá, pum!
Mude sua forma de pensar que você muda sua forma de agir.
É importante saber que é por você! E ninguém mais. Movimente seu corpo, insira atividade física no seu dia a dia.
Eu passei muito tempo usando o joelho como 'desculpa', eu realmente sentia muita dor. Mas hoje, ao invés de por a desculpa nele eu me adapto. Faço movimentos que não geram dor e os que doem eu não faço. Hoje pratico musculação, ballet fitness, barrel training e handebol (mais esporadicamente). Fora aulas esporádicas de funcional, alongamento e etc.
Então meus amores, levaaaaaaaaanteeeem daí!!!! Bora movimentar o corpitxo porque saúde é vida!! Fechado? Vamos todos juntos! Chama a turma toda aí :)
Corpo são, mente sã.
Beijitos :*
Foto: Jeasí Elvio
Comments