Terapia: cuidando da mente!
- gabiibarros
- 10 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Oi amores, tudo bem com vocês? Todo mundo aderiu ao Pojeto Saúde Pra Vida?
Estamos muito felizes com o engajamento de vocês, show!
Bom, sempre posto muito aqui "Corpo são, mente sã", o contrário também é absolutamente essencial "Mente sã, corpo são". Hoje vou falar um pouco pra vocês sobre cuidar da nossa saúde emocional.
Eu sou um ótimo exemplo real de que corpo e mente são uma coisa só, hehe. Pelo menos é nisso que acredito!
Há dois anos iniciei a terapia e tive alta depois de um ano e meio. Demorei muito pra encontrar uma terapeuta boa, que realmente me ajudasse, que interagisse comigo e que eu me identificasse. Mas achei! E iniciei firmimente o tratamento com ela.
Gente, sério, terapia não é pra quem é 'doido' ou tem problemas. Terapia é pra todo mundo. Indico muito.
Pra quem tem problemas emocionais (que era o meu caso) é ainda mais maravilhoso. Mas o fantástico da terapia é o autoconhecimento. Você conhecer seu defeitos, suas fraquezas, suas qualidades é fundamental pra saúde mental. Você saber se relacionar consigo mesmo é vital para você se relacionar com qualquer outra pessoa no mundo.
Ver o mundo de outro jeito, ver como eu atuo na minha vida e na vida de outras pessoas por outra perspectiva é essencial pra saúde.
Quando eu tenho qualquer tipo de emoção mais forte (positiva ou negativa) meu corpo reage na mesma hora. Ansiedade, estresse, raiva...tenho dor de barriga, dor de cabeça. É instantâneo. Há dois anos atrás esses sintomas estavam muto intensos, embora eu tenha a síndrome do intestino irritável (farei um post sobre isso) os sintomas estavam demais porque eu estava muito aflita emocionalmente. Eu não conseguia lidar bem com problemas e situações do meu passado, nem com situaçãos e estresses do momento.
Eu sabia que eu precisava de ajuda pra enxergar tudo que eu estava vivendo com outra perspectiva. Eu sabia que sozinha eu não conseguiria ver. Partiu de mim o 'querer' fazer terapia.
Eu sempre fui muito mais coração do que razão, sempre coloquei a felicidade dos outros na frente da minha, sempre me deixei em último plano.
Com a terapia passei a me respeitar, me colocar em primeiro lugar, me sentir, me escutar, me avaliar e me cuidar. Inclusive foi na terapia que comecei a me cuidar fisicamente também, quando quis adotar um estilo de vida saudável eu já fazia terapia há 1 ano.
Gente, existem extremos como eu mas no geral emoções SEMPRE afetam o nosso físico. Quando estamos tristes não queremos malhar nem comer nem nada. Entre vários outros exemplos.
A terapia é um 'tratamento' que busca o autoconhecimento e equilíbrio. Indico pra todo mundo.
E se você foi em um profissional e não gostou, não desista, procure um que você goste. Passei por vários ditos maravilhosos em minha cidade mas não gostei e não fiquei. Fui achar uma terapeuta maravilhosa depois de cerca de 2 anos procurando.

O importante é saber que a terapia só te ajuda a ser alguém melhor, pra você mesmo e pros outros. Através da reflexão, exercícios e análise. É muito bom!
Me deparei com conflitos internos que eu não queria lidar, em alguns momentos a terapia é bastante difícil e dolorosa, mas é fundmental enfrentar os problemas pra que você aprenda a lidar com os próximos problemas que aparecerem. Amadurecimento.
Cuidar da mente é como cuidar do corpo; saúde. E saúde é vida!
Vamos nos cuidaaaar!!!!!
Corpo são, mente sã. Mente sã, corpo são.
Beeeeeijos queridos :*
Comments