"Gabi, eu quero ser saudável mas adoro pizza!"
- gabiibarros
- 12 de mai. de 2015
- 3 min de leitura

Olá gente bonita e focada! Tudo bem com vocês?
Tive as duas últimas semanas muito intensas de trabalho, alimentação desregulada e nada de exercícios =( Ah, e uma TPM ai no meio pra ficar melhor ¬¬
Mas essa semana estou arrumando meus horários e minhas atividades para sempre ter espaço para os hábitos saudáveis, inclusive cozinhar =D Yeah! Voltei a fazer minha comida, o que garante uma alimentação saudável diária e uma alegria a parte :)
Bom, hoje venho compartilhar com vocês o que muita gente tem compartilhado comigo: a dificuldade de pensar saudável.
Digo pensar porque NADA vai mudar se sua forma de ver as coisas não for diferente.
Desde criança fiz dietas restritivas e ficava triste quando me diziam "A partir de segunda você não pode mais comer bolo de chocolate". Aí no domingo eu ia no shopping me afogava numa torta e dizia "hoje eu posso porque to me despedindo". Quem nunca? =X
Em determinado momento da minha vida, eu resolvi me aceitar como sou: grande. Não acima do peso, mas grande. Grande do tipo que não vai usar 38 never! Isso já me fez muito mais feliz.
Entretanto, foi só no ano passado que conheci a reeducação alimentar de verdade, que conheci a vida saudável e que conheci as inúmeras opções para ter saúde através da comida.
E conto pra vocês: eu como pizza, bolo de chocolate, brigdaeiro, hambúrguer. Me julguem! Haha!
Ser saudável não significa 'não poder', siginifica poder sem peso na conciência. Optar por opções mais saudáveis no seu dia a dia lhe permite esporadicamente comer o que você gosta sem problema NENHUM.
Descobri os alimentos integrais, as opções sem glúten, as opções orgânicas e naturais. São inúmeras.
Descobri receitas fáceis, rápidas, nutritivas e deliciosas.
Descobri um mundo inteiro de opções que tornam minha vida mais saudável e diminuem meus riscos de doenças no futuro.
Claro, cortei algumas coisas: frituras, gorduras. Mas isso foi uma opção minha. E também não significa que nunca mais vou comer uma coxinha na vida. Só estou evitando alimentos com fritura, por exemplo, porque acho que é melhor pra mim. E não me vem fazendo falta não.
Queridos, as mudanças partem da cabeça de vocês. Pense e reflita sobre sua relação com a comida. Comida também é fonte de prazer, mas quando se come chocolate todo dia já não é tão prazeroso assim. Escolha opções que você goste e aos poucos você vai ampliando seu leque.
Eu não gosto de fruta, já falei isso aqui várias vezes. Tento ao máximo fazer as substituições e to tentando ao máximo também experimentar pra ver se gosto de algumas (tá difícil, confesso). Mas faz parte.
A reeducação alimentar parte do princípio de querer uma VIDA INTEIRA SAUDÁVEL. Não é só aquele almoço que você comeu salada. São todas as refeições juntas que se forem equilibradas te oferecem qualidade de vida a longo prazo.
Me perguntam: qual dica você dá pra mudar o estilo de vida? Uma boa que gosto de falar é: pense a longo prazo. Foque foque foque foque lá na frente. Isso vai te fazer se sentir mais aliviado e com menos sensação de culpa de "Só perdi 3kg em 3 meses". Na medida que os resultados forem aparecendo você vai ver como é melhor.
O problema é que as expectativas são sempre a curto prazo, normalmente focadas no emagrecimento. Isso gera angústia e frustração. "Quero perder 10kg em 2 meses". Essas metas levam a dietas restritivas e não um estilo de vida saudável, porque não tem outra forma de perder peso rapidamente sem ser cortando tudo (ou quase tudo). O emagrecimento, a definição e os resultados vem com o tempo. Pense na frente e pense que sua saúde é o que mais importa, sua estética é secundária (não deixando de ser importante) e virá com o tempo. Pense também que os resultados a longo prazo são mais efeitvos e permanentes, ou seja, com a mudança de hábitos fica mais difícil você voltar a ser o que era. Porque você terá mudado HÁBITOS.
Eu queria muito falar sobre isso com vocês porque muita gente comenta comigo. Vida saudável não tem a ver com proibição. Você pode sim comer o que gosta, de forma esporádica e equilibrada.
Repense. Pende diferente. Busque hábitos diferentes. Pense nos resultados permanentes.
Corpo são, mente sã.
Foco na saúde, sempre!
Beijos amores ;*
Comments